fbpx Covid-19 Como o coronavírus chegou a humanidade?
09
agosto 2020
       

Como o coronavírus chegou a humanidade?

Talvez, esta possa ser a pergunta que mais palpita em nossa mente. Como o Covid-19, o coronavírus, chegou ao homem e infectou a humanidade?

Já sabemos que ele veio do Morcego, mas como o mamífero conseguiu infectar o primeiro ser humano? E mais, como foi essa mutação para o novo hospedeiro?

Ouça o Podcast

Você ouve muito a falar, mas você sabe o que são vírus? Você tem ideia do que seja um vírus? Vamos aprender juntos! Os vírus são microrganismos bastante simples, só podem ser visualizado por meio de microscópio, eles são considerados seres vivos por alguns especialistas e já outros não os consideram.

O menor vírus já registrado possui apenas 20 nm de diâmetro. Nanômetro (nm) é uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de 1 metro, ou seja, esse vírus de 20nm é menor que um ribossomo. Ribossomos  são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas.

Os vírus são conhecidos, principalmente, por causarem várias doenças e são considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Eles não possuem células, dependem de uma viva para se replicar e sobreviver.

Os vírus estão sempre em constante evolução. Buscando sempre um novo “corpo”, onde possam fazer morada e começar com suas festanças indigestas. Eles vão sofrendo mutação, em cima de mutação, até se adaptar melhor ao(s) novos hospedeiro(s) e ali se perpetuar.

Nessas “atualizações que eles sofrem, muitas dessas mutações os ajudam e outras os atrapalham, às vezes sua propagação para as demais espécies acaba falhando.

Como o coronavírus chegou até nós?

 coronavírus covid-19 Coronavírus em Curitiba coronavírus Brasil
Como ocorreu a infecção humana por coronavírus?

De acordo com  o virologista e professor da Universidade de São Paulo – USP, Paulo Eduardo Brandão, duas são as hipóteses de como microbio chegou ao Homem.

Segundo Brandão, a primeira é que o vírus foi estabelecendo contato vagarosamente com a espécie humana, foi se adaptando e preparando terreno para fazer o salto e assim, habitar no novo hospedeiro. Já na segunda, Brandão afirma, que ele – o Covid-19, teria vindo mais “pronto” de um morcego e feito a transmissão interespécie de modo mais acelerado.

“Morcegos podem ser infectados por vários tipos de coronavírus no mundo todo. Já encontramos até alguns exemplares com esses vírus na cidade de São Paulo”, diz Brandão. No entanto, o especialista em coronavírus afirma que os morcegos brasileiros tinham outros coronas e não o causador da pandemia.

Se foi do Morcego, como que passou para o Homem o Covid-19?

Como o coronavírus chegou ao Homem? Se foi do Morcego, como que passou para o Homem o Covid-19?
Como o coronavírus chegou ao Homem?

O virologista esclarece que o possível contato com esses animais possa ter sido o canal de transmissão do vírus para Homem. “É provável que o contato silvestre tenha sido o principal vetor de transmissão. Nessas situações, as pessoas têm contato com saliva e fezes dos morcegos”, afirma.

O professor da USP, também não descarta a possibilidade de o consumo do animal também possa ter contribuído para tal infecção, a caça desses animais e a introdução deles em mercados pode ter dado um empurrão no desandar da coisa.

Ainda de acordo com o especialista, o novo coronavírus já sofreu inúmeras mutações e agora, ele tem uma forma própria para infectar seres humanos. Brandão, em entrevista a revista Abril Saúde destaca que, “a evolução do vírus não para”.

Ficar em casa é a melhor proteção, por enquanto

Dado ao risco contagioso do Covid-19, é de suma importância que acatemos as recomendações de se possível, permaneça em casa. Se quiser uma pizza, seja no Sítio Cercado, ou, no centro de sua cidade, peça pelo Disk entregas, mas por favor, não se arrisque! Por agora, essa é a única solução que temos para tentar conter a proliferação do coronavírus.

A Pandemia vai demorar passar? Não se sabe ao certo! O que se sabe é que o Covid-19 pode ser fatal, por tanto, cuide-se!

Amigos não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos, se inscrevam, em nosso canal no youtube. Deixa seus comentários, suas sugestões de assuntos e vamos juntos nos informar para melhor podermos combater o coronavírus, ok?

Assista ao Vídeo – Clique aqui e inscreva-se no canal

(Visited 82 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

Abrir conversa
1
Olá, tudo bem?
Olá, como posso te ajudar?