31
maro 2020
       

O que aconteceu de fato com Chapeuzinho Vermelho?

Qual é a verdadeira história por trás do conto de fábula que envolve a menina Chapeuzinho Vermelho? Será que, realmente, na história original, ela e a vovó tiveram um final igualmente feliz?

Assista ao vídeo a verdade sobre Chapeuzinho Vermelho

Como foi o desenrolar da história original envolvendo, a Chapeuzinho Vermelho, a sua vovó e o lobo mau? O fim dessas duas personagens foi implicitamente feliz, como os finais das adaptações que conhecemos na atualidade?

Na versões que nos é contada por meio dos livros, desenhos, animações e filmes, nos é relatado que a mãe de Chapeuzinho faz uma porção de guloseimas (doces, biscoitos, pãezinhos) e pede para a criança levar para a vó, que estava enferma em casa.

Chapeuzinho Vermelho a Verdade

Chapeuzinho Vermelho a verdade por trás da fábula
A verdade sobre Chapeuzinho Vermelho

A mãe da garotinha ensina corretamente de como a menina pode chegar com segurança na casa vovozinha – uma das orientações dadas pela mãe é que a menina não pare para conversar com estranhos, nem tampouco dizer para onde vai.

A garotinha para ir à casa da vovó tinha que atravessar um bosque e no caminho ela se depara com um lobo que, cheio das artimanhas, argumentou ser um dos guardiões da floresta.

Podcast a verdade sobre Chapeuzinho Vermelho

Ele perguntou para onde a criança estava indo e Chapeuzinho, desobedecendo não só uma, mas duas das recomendações da mãe, respondeu que estava indo para a casa da avó, e ainda, para piorar a situação, indicou para o lobo mau o caminho e direção de onde poderia chegar até a casa.

Ao chegar a casa da vovó, após deixar o lobo para lá, Chapeuzinho chamou a avó, que não respondeu.

Logo que entrou, pensou que doce velhinha deveria estar bastante doente e por isso não havia se levantado da cama.

Bem, nessa versão da história, o lobo se vestiu de vovozinha e tentou enganar a menina para se alimentar da carne dela, certo?

No final dessa história, Chapeuzinho e a sua avó conseguiram escapar das garras malvadas do lobo mau, as duas foram salvas por caçadores que conseguiram matar o lobo e a história acabou com um final feliz. Ok?

Porém, os trechos citados são de uma versão mais romântica da história de Chapeuzinho Vermelho, que surgiu com o romantismo literário iniciado na Europa, no final do século XVIII.

A história real da Chapeuzinho Vermelho, segundo o historiador norte-americano Robert Darnton, em seu livro intitulado ‘O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa’, teve origem na Idade Média europeia. Ela foi criada por camponeses que tinham que ir trabalhar no campo e deixavam seus filhos sozinhos em casa.

Segundo Darnton, a trama da história original de Chapeuzinho, criada na Idade Média, desenrolou-se com um fim trágico da vovozinha e da criança. 

O lobo mau tirou a vida da vovó e, posteriormente, com a carne e o sangue da velhinha, realizou um banquete, no qual Chapeuzinho se alimentou fartamente. Logo depois, o lobo se alimentou também da carne de Chapeuzinho Vermelho.

Pelo fato de deixarem os filhos sozinhos em casa, segundo Darnton, os camponeses criaram uma história assustadora, com o fim trágico, para evitar que seus filhos fossem para as perigosas florestas e bosques na ausência dos pais.

No entanto, com o passar dos séculos, ocorreram mudanças e transformações no conto de Chapeuzinho, de acordo com cada contexto histórico e os valores morais, éticos e culturais prevalecentes.

Mas a verdade mesmo por de trás do conto de fábula de Chapeuzinho Vermelho é que não houve nenhum salvamento. Menina e velhinha foram parar na barriga do lobo.

E aí, curtiu saber o fato original da história por de trás da fabula?

Tem alguma outra estória que você gostaria que eu contasse a história? Se sim, comente aí que pesquiso e trago a informação para você.

Por enquanto é isso, te espero num próximo conteúdo! Até mais….

(Visited 54 times, 1 visits today)
Open chat
1
Oi, que bom que você está vindo conversar comigo, terei o prazer em te ajudar no que eu puder. Seja bem vindo (a)!
Powered by