fbpx O Cego Bartimeu
16
outubro 2021
       

O Cego Bartimeu

A cura do cego Bartimeu está registrada na Bíblia nos três Evangelhos Sinóticos (Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52; Lucas 18:35-43). Esse milagre aconteceu durante a última viagem de Jesus à cidade Jerusalém a partir da Peréia.

Quem foi o cego Bartimeu?

Nada se sabe sobre a vida de Bartimeu além do que é revelado nos poucos versículos bíblicos sobre ele. O nome de seu pai era Timeu, e por isso ele é chamado de Bartimeu. A Bíblia não explica se ele era cego de nascença ou se ficou cego no decorrer de sua vida. O texto bíblico simplesmente apresenta Bartimeu como um cego que mendigava na cidade de Jericó.

o Cego Bartimeu
O Cego Bartimeu

Muitas lendas foram reproduzidas envolvendo o cego Bartimeu. Algumas delas tentam trazer detalhes sobre sua vida desconhecida. Uma das mais populares diz que Bartimeu era filho de um militar que foi morto pelo Império Romano e cujo filho teve os olhos cegados como parte da pena imposta a ele. Então teria sido assim que o infeliz Bartimeu supostamente teria se transformado num mendigo nas proximidades de Jericó.

Siga-me no instagram: Clique aqui

O Cego Bartimeu

Mas a verdade é que nada disso possui qualquer evidência histórica. Por isso esses relatos não passam de lendas inventadas com a finalidade de trazer mais sensacionalismo à história do cego de Jericó. Felizmente o texto bíblico traz de forma clara aquilo que realmente é importante sobre a vida de Bartimeu: ele foi um mendigo cego que teve os olhos abertos após uma notável profissão de fé na pessoa de Cristo.

PARA MAIS HISTÓRIA, CLIQUE AQUI

(Visited 204 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

Abrir conversa
1
Olá, tudo bem?
Blog do Márcio
Olá, como posso te ajudar?