fbpx Dica Da Psicóloga - Otimismo X Pessimismo
19
maio 2022
       

Dica da Psicóloga – Otimismo x Pessimismo

Dica da Psicóloga – Você sabe o que é otimismo? O que você entende por otimismo? Bem, se buscarmos ao pé da letra, a palavra otimismo será a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. O que é o oposto de pessimismo.

Mas como podemos introduzir o otimismo na nossa vida? Como fazer com que nossa mente trabalhe sempre visando o lado positivo de nossas histórias? Como fazer esse bom sentimento, ou sensação germinar, britar e crescer mais e mais em nosso viver?

Ah, e uma outra pergunta: O por quê existem pessoas tão pessimistas? Por que existem pessoas que são tão pessimistas? Você já esteve do lado de alguém que nunca consegue ver as coisas boas, mas sempre tem olhos para o que é negativo?

Você sabia que: quanto mais pessimista a pessoa é mais probabilidade ela tem de ter mais problemas! Pensamentos ruins, palavras ruins, atitudes negativistas e pessimistas atraem coisas ruins para nossa vida. E o fato é que nós não somos reservatório de maus presságios, não é mesmo?

Dica da Psicóloga – Otimismo contra o Pessimismo

Dica da Psicóloga - Otimismo x Pessimismo
Dica da Psicóloga – Otimismo x Pessimismo

Porém não se desespere! Para todo carregamento de pessimismo, há sempre uma dose extra de puro otimismo que fará com que seus dias sejam um pouco mais cheio de graça, alegria e muita vontade de vencer! A final você é mais do que vencedor, vencedora. Somos campeões, não é mesmo? Quantas batalhas nós vencemos todos os dias?

Amigos, precisamos ter em mente que o otimismo também é um estado emocional e que cada um vive à sua maneira.

Também precisa ficar claro que nem sempre é um estado permanente.

Pode variar de acordo com o momento e a situação, muito embora algumas pessoas tenham como traço de personalidade ver o mundo e as dificuldades por um viés mais positivo e como uma abertura de possibilidades.

Quanto mais centrados estamos no presente, mais conseguimos nos perguntar sobre novas maneiras de atuar e de conduzir nosso dia a dia.

Dica da Psicóloga…

O fato é que o otimismo tem relação direta com a autoconfiança e com o respeito por si e pela realidade. Alguns entendem que ser otimista é banir das avaliações a possibilidade do erro ou da frustração. Não se trata disso.

O otimismo é a coragem para lidar com o que precisa ser lidado. É a confiança para tolerar a dor, a frustração e o inesperado.

Quer saber mais sobre essa assunto? Fale com a psicóloga clicando aqui

(Visited 56 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

Abrir conversa
1
Olá, tudo bem?
Blog do Márcio
Olá, como posso te ajudar?